Roteiro Útil

masshead-america-do-sul

Bariloche uma cidade que desperta aventura

Bariloche, é fascinante  por sua beleza natural, hospitalidade,  infraestrutura que a cada ano se prepara melhor para atender aos milhares de brasileiros que invadem esse recanto ao Sul da Argentina em busca de fotos inexquessíveis e aventuras e tem pra todo gosto,  Esquiar, andar de trenó, brincar na neve, comer bem, passear nos lagos, fotografar, virar pra esquerda fotografar e fotografar... sem dúvida Bariloche é um destino recheado de atrações e belezas naturais, que atrai famílias, casais e grupos de amigos interessados em diversão. E não é à toa,  lá tem Ski-bunda, Ski-Nordico, Caminhadas na Neve, Passeios de bondinhos, lagos maravilhosos, caminhadas ecológicas, mountain bike, wind surf, entre outros. O temperatura perto de 0º , um pouco acima, um pouco abaixo, a imprevissibilidade da neve que pode cair a qualquer momento, a gastronomia, a grande variedade de hoteis e restaurantes, o atendimento diferenciado tudo deixa os turistas com um gostinho de quero mais. Conversando com os nativos descobrimos que Bariloche não e só neve, a cidade no verão também "bomba" oferece diversas opções de lazer e aventura, além da pesca da truta negra.  Então escolha a  época do ano que lhe convém, decida entre o sol e a neve, prepare a máquina fotográfica e aguçe o paladar e avante!

A existência da cidade e do parque está diretamente ligada ao trabalho do perito argentino Francisco Moreno, um dos primeiros a relatar para o mundo as belezas da Patagônia. Ele demarcou as fronteiras entre Argentina e Chile.

Bariloche fica na província de Rio Negro, na Argentina, junto a Cordilheira dos Andes na fronteira com o Chile. Está a 1.680 km de Buenos Aires numa altitude de 770m do nível do mar.

A cidade San Carlos de Bariloche está localizada dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, na Patagônia Argentina, exatamente na divisa com o Chile. O Nahuel Huapi tem um enorme lago de mesmo nome, é um ótimo local para fotos.

Centro Civico 80
Lago Nahuel Huapi - Margeia a Cidade de Bariloche
Centro Civico 78

Bom você já tem dados técnicos e pessoas  de Bariloche, agora irei compartilhar com vocês o nosso roteiro na cidade.

Chegamos em Bariloche no dia 08/07/2012 às 19:30, vindo de Puerto Varas pelo Cruce Andino (clique no link e saiba mais sobre o  Cruce).

Como resolvemos de última hora que não iríamos dormir em Peulla (parada do Cruce). Então tivemos que reservar um hotel apenas por uma noite. Pois, tínhamos reservado 7 dias no hotel Aldea Andina.

Então, ainda em Puerto Varas reservamos um hotel pela internet, tivemos muita dificuldade pois já era o início da altíssima temporada, auge do inverno, e só conseguimos um bom preço no Hotel Pacífico, aliás era um hotel horrível, na internet os comentários não condiziam com o hotel.

Bom, pequena derrota registrada, saímos para jantar e escolhemos um restaurante indicado pela minha amiga Sabrina. Foi só chegar no restaurante é começei a me apaixonar por Bariloche, sensacionaaaal.... a carne era deliciosa, suculenta e olha que eu não sou muito fã de carne, mas gostei tanto que jantei nele 04 vezes. Para você que ficou curioso o  nome do restaurante é El Boliche de Alberto.

Boliche do Alberto 11

Bom, depois de um jantar maravilhoso, voltamos para o hotel horroroso (hum até rimou). Aí vai uma coisa boa, no saguão do hotel encontramos uma agente de turismo chamada Sônia, da agência Margarita Stuke , vendendo passeios para um grupo de brasileiros. Então, como não queriamos perder  tempo em Bariloche compramos um passeio para o dia seguinte, nosso destino  Piedras Blancas, nosso alvo,  o divertido ski sentado ou ski bunda, ao custo de US 174,00 dólares para nós 3. Dica : Vale muito a pena levar alguns dólares, na agência eles estavam convertendo o dólar a $5,5 pesos argentinos,  nos hoteis eles faziam o câmbio  de 1 dólar para 4 pesos. Então leve dólares mais check o câmbio antes de decidir como pagar.

No dia seguinte fechamos o hotel Pacífico, guardamos as malas no próprio hotel e ficamos no saguão aguardando a van que viria às 11:00hs nos buscar para o ski bunda ( o transfer já estava incluído no preço do passeio).

Piedras Blancas 15

O Cerro Piedras Blancas é um importante pólo de atração turística, na minha opinião é o melhor lugar para família ter o primeiro contato com a neve, é diversão garantida!!

Lá em cima já tem prontinho um boneco de neve, um iglu e um  fotogênico Cão São Bernardo para tirar fotos e claro  compra-las depois. São fotos oficiais e não é permitido você tirar as suas próprias fotos dentro do iglu ou ao lado do São Bernardo, por exemplo.

Amamos o ski bunda ficou com gostinho de quero mais...é diversão garantida.

Compramos algumas fotos, tomamos um ótimo chocolate quente, comemos saboroso brownie e seguimos para o transfer.

Cerro Otto 13

No dia 10/07/2012, pegamos um taxi para o Cerro Otto a corrida do hotel ao Cerro Otto custou $20,00 pesos que equivale a R$ 10,00. Chegando no Cerro pegamos um teleférico que lembra o nosso bondinho do Pão de Açúcar que custou $ 100,00 pesos que equivale a R$ 50,00.

No Cerro Otto subimos para ver a vista do alto e conhecer a Confeitaria Giratória.

No Cerro Otto tem uma galeria de arte com obras de Michelangelo O Moisés, A Piedade e O David. As três obras foram copiadas de forma idênticas às originais e autenticas pelo governo italiano. E, réplicas de suas ferramentas. A entrada é gratuita.

Tiramos algumas fotos no Centro Cívico e tivemos que almoçar rápido,pois às 15:00 tínhamos o passeio para o Refugio para o ski nórdico. E, tinhamos que ir para o hotel colocar a roupa para neve. Então, almoçamos no primeiro restaurante que apareceu, já imaginando que não iríamos comer bem. Almoçamos no Restaurante Giardino e pedimos uma lasanha, raviolli de salmão e uma sopa de verdura. E, para nossa surpresa estava tudo delíciiiiiioso!

Saindo do restaurante fomos direto para o nosso hotel colocar as roupas de neve para o ski nórdico. O taxi do restaurante até o nosso hotel Aldeia Andino custou 20.000 pesos que equivale a R$ 10,00.

Refugio esqui 66

O 4x4 passou no nosso hotel às 15:30 para irmos ao Ski Nórdico - Refúgio Neumeyer .  Onde faríamos o ski nórdico. Compramos esse passeio com a mesma agência que compramos o ski bunda em Piedras Blancas.

Bom, gente é o seguinte eu não gostei...por que? Como a vendedora Sonia disse é muito fácil precisa apenas ter equilibrio. Pois é, eu não tem equilibrio nenhum. Caí mais que tudo. Não fui a única...tinha um brasileiro o Sandro que estava disputando comigo quem caia mais. Eu caí de todos os jeitos, e pra ter uma idéia fiquei roxa. No dia seguinte acordei literalmente quebrada. Mas, eu não tenho equilibrio neeeeeeenhum mesmo.

No dia 11/07/2012, acordei toda quebrada do ski nórdico, mas faz parte. Nesse dia fizemos o passeio Circuito Chico. Que quer dizer Circuito Pequeno. Contratamos o passeio com o taxista Cacho que nos atendeu em todos os passeios, inclusive no Caminho dos 7 lagos para San Martin de Los Andes.

Nesse circuito nós conhecemos o Cerro Campanário (dito pela National Geographic como uma das mais bela vista do mundo), Capela San Eduardo, Hotel Llao Llao, Parada Panôramica e paramos na fábrica da Rosa Mosqueta para umas comprinhas. Esse passeio custou 300 pesos e durou uma manhã.

Familia Weiss 12

Depois desse passeio fomos almoçar no Restaurante Familia Weiss. Esse restaurante é quase um ponto turístico de Bariloche fica praticamente em frente a Catedral de Bariloche e Plaza de Italia e tem uma linda vista do lago.

Em 12/07/2012 contratamos o taxista Cacho para nos levar ao Cerro Catedral.

Cerro Catedral 488

Recomendo começar a esquiar tendo aulas com instrutores. É bom não ir sozinho a uma pista sem conhecê-la primeiro acompanhado de alguém mais experiente. E, é importante você encontrar um bom instrutor para ele poder passar  confiança para você assim você não desiste no meio do caminho.

Depois de alguns dias de muita diversão e comendo muito bem em Bariloche. Fechamos o hotel Aldeia Andina.

Ás 8:40 o taxista Cacho chegou para nos levar a San Martin de Los andes pela Rota dos 7 Lagos.

Ficamos em San Martin  04 dias. E, no dia 17/07/2012 voltamos para Bariloche de Ônibus. Como a rodoviária era pertinho do nosso hotel El Esquiador, fomos a pé empurrando as malas.

DSCN2566 DSCN2571 DSCN2556

No google vi que nenhum ônibus fazia o caminho dos 7 lagos. Mas, para nossa grata surpresa essa empresa faz. E, o motorista nos disse que essa empresa é a única que faz esse caminho. Bom, não sei se isso é verdade.

Fizemos o caminho de volta contemplando a beleza dos lagos.

Ficaríamos apenas uma noite em Bariloche, e, no dia seguinte iríamos para Puerto Mont. Nessa noite ficamos no Hotel Mirando Al Sur.

mirandosur 8

Gostamos desse hotel, fomos recebido pelo dono que era muito atencioso. O quarto e o banheiro eram limpos, cheirosos, e muito bem arrumado, tem uma mini cozinha com pia, frigobar, microondas e utensilios. Gostei muito desse hotel, recomendo.

Fizemos um passeio pelo Centro Cívico. É um dos lugares mais bonitos do centro.  É um conjunto de prédios estilo medieval em torno de uma praça. Inaugurado em 1934, ali se encontram: a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Turismo, Correios, Polícia Local, Museu da Patagônia e Biblioteca Sarmiento.  Os prédios foram declarado Monumento Histórico Nacional em 1987.

Centro Civico 54

Atravessando os arcos de pedra do Centro Cívico chega-se a Bartolomeu Mitre o point da cidade.

Placa mitre

É na Mitre que está concentrado lojas, restaurantes e lojas especializadas em chocolates. As mais famosas são Mamuschkas e Rapa Nui.

No dia seguinte (18/07/2012) fomos para a rodoviária de Bariloche pegar o ônibus para Puerto Montt.

O taxista Cacho nos levou até a rodoviária onde quase perdemos o ônibus, vimos o horário errado. O motorista estava esperando apenas a gente com o nosso café da manhã. Que vergonha! Achavamos que estávamos meia hora andiantados.

DSCN2560  parappuertomontt 34  parappuertomontt 1

Tivemos uma parada na imigração/alfândega antes de entrar no Chile.E, o show a parte foi cão da policia federal. E a advinhe? A nossa mala foi escolhido pelo cão para ser aberta. Abrimos a mala, e, fomos liberados.

parappuertomontt 5 parappuertomontt 4 parappuertomontt 6
parappuertomontt 3 parappuertomontt 8   parappuertomontt 9

A viagem até Puerto Montt foi tranquila com lindas paisagens e o comissário de bordo era muito gentil e nos mostrando o vulcão Osorno e de onde era melhor para fotografá-lo. Quando se está chegando a Puerto Varas o melhor lugar para fotografar o Osorno é na primeira poltrona. Ah! Sim o melhor lugar para fotografar o vulcão é do lado esquerdo. A minha poltrona era de número 17. O vulcão Osorno tem o cone perfeito e o Calbuco imperfeito.

parappuertomontt 13  parappuertomontt 17  parappuertomontt 15  parappuertomontt 19

Vimos o vulcão Calbuco quando almoçamos no Palafitos de Angelmó em Puerto Montt.