Roteiro Útil

Frutillar- nome de morango cheiro de strudell

.Princiapais atrações turísticas são :

Teatro del Lago

Um dos cartões postais da cidade, uma construção lindíssima, emoldurada pelo lago Llanquihue, o teatro é um luxo com que poucas cidades grandes contam.

Vale uma visita e se possível programe-se para sua viagem coincidir com a temporada de eventos. No interior do teatro há um café que goza de uma  maravilhosa.

Teatro del lago

Museo Colonial Aleman

É parada obrigatória na visita a Frutillar, é um resgate as tradições do colonizadores da região, objetos foram doados, reunindo uma rica coleção que pode ser apreciada neste museu Alemão composto de várias construções numa ampla área com jardins e bosque, Na casa do ferreiro um simpático senhor personaliza "ferraduras da sorte" para os visitantes.

Lá você poderá ver o velho moinho utilizado pelos colonos para fazer farinha de trigo, base de uma gostosa culinária como bolos como strudell e kuchens. Além de um belo em bem preservado campanário que permitia em épocas de chuva fazer a moenda com cavalos. Existem também outras duas construções interessantes que são A casa do ferreiro e o Casarão de Campo, onde artefatos e um pouco do cotidiano dos colonos pode ser observado.

museo coloneo alemao

Dicas do Site

Não deixe de experimentar o maravilhoso suco de frutilla o saboroso strudell  e o revigorante chocolate quente.

Restaurante Del lago -frutilar 8 Sobremessa - Frutilar 4 Frutillar 17

Como Chegar

Se você estiver em uma das cidades vizinhas ao sul do Chile, cito Puerto Veras ou Puerto Montt e não quiser gastar muito dinheiro, uma boa dia é pegar um Onibus para Frutillar , a viagem dura em torno de 30 e 60 minutos respectivamente, dependendo da cidade que você sair vai gastar  algo em torno de $800 pesos ou R$ 3,60 por trecho. Você também pode alugar um carro ou contratar um táxi, também existem passeios que podem te levar para fazer um citytour na cidade. Eu recomendo o ônibus.

Meu Roteiro contado em Fotos

Chegamos em Frutillar debaixo de chuva, eram 13hs e já havíamos percorrido Puerto Varas pela manhã também debaixo de muita chuva.  Começei a acreditar que era sério quando falaram que dos 365 dias do ano em cerca de 300 tem chuva. Apesar da chuva, bastaram apenas 02 minutos para sermos conquistados pela pequena e bela Frutillar com suas flores nos postes, ruas tranquilas e seu sotaque alemão estendido a sua arquitetura. Frutillar 671

Descemos do ônibus em frente ao deck,  que por sinal  é muito bonito, em dias de claros, de sol é, sem sombra dúvidas um convite prazeroso para sentar-se em um dos seus  banquinhos e apreciar a vista do lago e os contornos do vulcão ao fundo. Infelizmente não tive essa sorte porque chovia muito e o frio a beira do lago nos desencorajou a ficar parados. Frutillar 5012

Frutillar esbanja charme, é muito bonita e se mostrou agradável mesmo com chuva. Após tirarmos algumas fotos do lago e do deck, decidimos almoçar, optamos pelo  Restaurante Colono del Lago um lugar muito agradável e gostoso  com uma linda vista do lago.- foi o melhor suco de frutilla que eu tomei em toda viagem. Restaurante Del lago - frutilar Restaurante Del lago -frutilar 6

Depois de analisarmos o cardápio decidimos optar pela sugestão da casa para o dia, a mesma era  composta de um entrada simples com pães quentes, pasta de salmão e manteiga, seguida de uma  salada muito saborosa de palmitos com presunto, e o prato principal uma chuleta de porco que estava espetacular. A conta deu $8.100 pesos (R$ 33,00), há quase esqueci, quando entramos estámos loucos por um chocolate quente e quebramos o protocolo e não resistimos tomamos um chocolate antes mesmo de pedir a comida. Restaurante Del lago -frutilar 7 Restaurante Del lago -frutilar 9

Depois do delicioso almoço fomos comer a típica sobremessa alemã - strudel, a escolha dessa vez foi a doceria Kuchenladen. Lá eles tem uma grande variadade de tortas e doces, nós optamos pelo tradicional strudel que estava maravilhoso. Essa doceria foi criada pelos primeiros colonos alemães e está na quinta geração da família. Ela parece uma garagem - pequena mais estilosa. Fica a 50 metros do Teatro del Lago. Sobremessa - Frutilar 3

Frutillar 83   Sobremessa - Frutilar 1
Sobremessa - Frutilar 4   Sobremessa - Frutilar 2

Ao lado da doceria está a Igreja Luterana

Frutillar 80   Frutillar 791

Em frente a doceria e da Igreja Luterana e ao lado do Teatro do Lago tem uma pequena ilha   Frutillar 76

Museu Colonial Alemán - o museu retrata o estilo de vida dos primeiros colonos alemães que chegaram a Frutillar, as típicas casas da época, mobiliários e ferramentas de trabalho. O ingresso é barato - para adulto $2000,00 pesos e criança $500,00 pesos. Não nos animamos de entrar porque estava muito frio e chuvendo muito. Preferimos seguir o caminho para um chocolate quente.

Frutillar 98

museu frutillar 1    Frutillar 97
museu frutillar 3    museu frutillar 2

Saindo do museu passamos pela Capela.

Frutillar 13

Teatro Del Lago faz parte da orla e se não estivesse chovendo poderíamos ter uma bela vista do vulcão. Esse teatro foi inaugurado em 06 de novembro de 2010. Durante todo o ano tem eventos musicais, peças teatrais, dança, exposições, concertos... Nesse dia estava tendo uma exposição "Le Petit Théâtre" de uma artista plástica francesa Lolita Prosperie, a entrada era gratuita.

teatro 1   teatro 2
teatro 3   Teatro lago - frutilar
Frutillar 63   Frutillar 93
teatro 5    petit

Frutillar também é conhecido como a Cidade da Música. No final de janeiro e começo de fevereiro a cidade sedia o evento musical conhecido como Semana Musicales. Mas, Frutillar vive a música durante todo o ano. Na orla podemos vê cifras musicais e um piano de estrutura de ferro muito bonito. Uma caminhanda pela orla já  "sente" a música.

Frutillar 55   Frutillar 12

Frutillar é uma cidadezinha que sempre nos surpreende. Olha esse restaurante com o relógio - uma gracinha. Fica na mesma rua do Museu Colonial Alemán.  teatro 6

Antes de ir embora voltamos no restaurante Colono del Lago para um chocolate quente. E, foi o melhor chocolate que tomamos.

Frutillar 58   Frutillar 17
Frutillar 18   Frutillar 19

Depois desse chocolate quente maravilhoso tivemos que encarar a chuva e o frio para voltarmos para o hotel em Puerto Montt. No final do passeio entre Puerto Varas e Frutillar - eu terminei assim encharcada... mas, encantada.    Frutillar 14

Saímos de Puerto em direção a Frutillar no dia 07/08/2012. Pegamos um microônibus que custou $900,00 pesos - a viagem durou uns 30 minutos.