Roteiro Útil

masshead-america-do-sul

Cruce Andino

O Cruce Andino é um jeito diferente de viajar do Chile para Bariloche ou se você estiver em Bariloche você pode fazer o trajeto até Puerto Varas no Chile. A viagem dura um dia inteiro e custa $280,00 dolares.  Nós fizemos o Cruce de Puerto Varas para Bariloche e retornamos de ônibus depois de conhecermos Bariloche e San Martin de Los Andes,  a viagem de ônibus leva umas 5 horas e custa $23 dolares. Vou contar como foi o Cruce, e, depois você decide se vale a pena fazer o Cruce ou não.

Fizemos o Cruce no dia 08/07/2012, pegamos um taxi de Puerto Monnt  às 7:30h da manhã em direção a Puerto Varas de onde sairia o ônibus da  Turistour, o tour começa em frente ao escritório da Turistour, ao lado do cassino de Puerto Varas e a 30 metros do Lago Llanquihuera inverno e a essa hora o sol ainda estava nascendo, então decidimos arricar algumas fotos do lago, infelizmente como o tempo estava nublado não foi possível ver o vulcão Osorno. Queríamos uma foto como abaixo, mas não deu, fica para você nos contar se no seu Cruce você tirou essa foto.

osorno1
 http://www.panoramio.com/photo/38972336
Puerto Varas 50

 

Puerto Varas 1  Puerto Varas 3  Cruce Andino 141 

No Cruce é um tal de embarque e desembarque de ônibus e barco. No total são 04 ônibus e 03 barcos. Tudo muito bem organizado , eles cuidam de tudo inclusive das bagagens que são etiquetados e transportados nesse desce e sobe sem qualquer problema ou preocupação, você até esquece, no nosso caso eram 03 malas bem pesadinhas, outra coisa legal é que tem sempre um guia nos orientando durante todo o trajeto. Fizemos o Cruce de Puerto Varas para Bariloche, mas, pode ser feito de também ao contrário, ou seja de Bariloche a Puerto Varas, e, pode também ser feito até o meio do caminho em Peulla e voltar.

O trajeto do Puerto Varas para Bariloche é esse:

ônibus: Puerto Varas/Petrohue (lago todos os santos ou Esmeralda) -  +/- 40min

barco: Petrohue/Peulla (lago todos os santos) -  1h40

(se for fazer em dois dias, passa-se tarde e noite em Peulla)

ônibus: Peulla/Puerto Frias - 2h

barco: Puerto Frias/Puerto Alegre (lago Frias) -  20min.

ônibus: Puerto Alegre/Puerto Blest - 10min.

barco: Puerto Blest/Puerto Pañuelo (Bariloche) pelo Lago Nahuel Huapi -  1h20

ônibus: Puerto Pañuelo/Centro de Bariloche(BRC)

  

O ônibus saiu pontualmente às 8:30h de Puerto Varas.  Não estava chovendo, mas tinha muitas nuvens ofuscando um pouco o amanhacer, no trajeto o sol saiu, sumiu, voltou a sair, chuveu, nevou foi uma festa.

 

Nossa primeira parada foi em Saltos Rio Petrohue.

Saltos Cruce Andino 40

- PetrohueO rio Petrohue está localizado dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales criado em 17 de agosto de 1962 e  corre entre pedras formadas a partir de lava de vulcão. Sua grande atração são  os chamados Saltos do rio Petrohue: o deságüe das águas do Lago de Todos os  Santos, também chamado de Lago Esmeralda, você vai descobrir porque, formam quedas d'água e poças naturais a partir das colisões nestas pedras de origem vulcânicas. A cor da água é um verde esmeralda lindo. Chegamos no parque às 9:20h a parada no Petrohue foi de 40 minutos. Compramos a entrada a hora que custou  $1.500 pesos, cerca de R$6,00 (seis reais).

Saltos Cruce Andino 41

 

No parque tem um cafeteria rústica, banheiros e até  "camelôs" vendendo de casacos a suvenirs.

Saltos Cruce Andino 35   Saltos Cruce Andino 37

Os Saltos são lindos a cor da água é marcante. O dia estava meio nublado as fotos não ficaram tão boas. No verão é possivel fazer rafting com Vulcao Osorno ao fundo com todo o seu esplendor. Foi a primeira vez que conseguimos ver o Osorno, o tempo foi limpando e o vulcão surgindo ao fundo no meio de toda aquela água que desafiava as pedras e saltava com vigor as quedas, levandando uma fina cortina de água, suficiente para embassar nossas câmeras, foi um momento muito especial e marcante da viagem.

O Vulcao Osorno está adormecido desde 1835 ano da sua última erupção. O Osorno mede 2.652 metros de altitude e é um  estratovulcão que quer dizer que  é um vulcão em forma de cone, formado pela lava, as cinzas e outros materiais que são expelidos,. Quando nasce um vulcão ele não tem esse formato, com suas erupções ele vai ganhando esse formato de cone.  O Osorno é conhecido mundialmente como um símbolo da paisagem local e é conhecido também por sua semelhança ao Monte Fuji no Japão.

Saltos Cruce Andino 44   Saltos Cruce Andino 46
Saltos Cruce Andino 45   Saltos Cruce Andino 33
Saltos Cruce Andino 50   Saltos Cruce Andino 34

 Fizemos o cruce no inverno, por isso não tivemos problemas com um tipo de mosca gigante chamada Tábanos, muito comum nesta região do Chile durante o verão.  Dizem que essa mosca tem uma picada bem doída, elas trabalham em bandos,  e são atraídas por roupas escuras. Se você for no verão cuidado, pode ser um desagradável encontro.

tabanoFoto Wikipedia

Depois de 40 minutos no Salto Petrohue fomos para a nossa segunda parada no porto de Petrohue pegar o nosso primeiro barco, lembrem-se começamos no ônibus e em porto de Petrohue fizemos a primeira troca de transporte, nossa destino era Peulla. 

Partindo de Petrohue para chegar em Peulla navegamos pelo Lago Todos os Santos de cor esmeralda. O barco tinha capacidade para 100 passageiros, neste dia embarcaram apenas  52 passageiros. Fomos do lado de dentro do barco porque estava muito frio. Mas, a toda hora eu ia lá pra cima para tirar fotos. O trajeto é muito bonito e a cor da água é linda. O tempo nublado nos deixou ver parcialmente o Vulcao Cabulco.  Cabulco tem 2.050m altura,  teve sua última erupção em 1972 que deixou a cidade sem luz por 3 dias.

 Lago esmeralda 5    Cruce Andino m2 103
 Lago esmeralda 8    Lago esmeralda 7Vulcao Cabulco

Durante esse trajeto, fique de olho nesse farol porque logo depois de avistá-lo, e se o tempo também permitir, você avistará o Vulcão Pontiagudo. Esse vulcão tem 2.830m de altura e está extinto.

Lago esmeralda 1   Lago esmeralda 11
Lago esmeralda 3   Lago esmeralda 4
Cruce Andino 87   Cruce Andino m2 92

 Após a navegação pelo Lago Esmeralda chegamos na nossa terceira parada - Peulla.

Peulla 5     Peulla 6

Peulla quer dizer - Broto da Primavera - é um vilarejo com 120 habitantes onde todos trabalham no hotel do vilarejo. Existem dois hotéis - Peulla e Natura. Peulla foi construido em 1896 e o Natura em 2006. Não existe rua, supermercado,lojas...

Quando se compra o passeio você escolhe entre 03 opções : se quer pernoitar, seguir para Bariloche ou voltar para Puerto Varas. Nós escolhemos seguir para Bariloche  pois decidimos que aproveitariamos mais Bariloche, já que em Peulla não tem muita coisa pra fazer no inverno, se você optar em pernoitar dá pra passear na mata e fazer arvorismo.  Não esqueçam, se  vocês forem no verã  tem muiiita daquelas moscas.

Se você optar pelo pacote que vai até  Peulla e volta para Puerto Varas você terá +/- 3 horas livre no vilarejo para passear. Se você vai pernoitar e seguir no dia seguinte para Bariloche, a saída é às 10:00h da manhã do dia seguinte. E, quem vai seguir para Bariloche como eu tem +/- 1hora em Peulla. Tempo suficiente para fazer o reconhecimento do local ou almoçar.

Desembarcamos em Peulla às 12:20h onde tinha um ônibus a nossa espera para nos levar até o Hotel. Mas, preferimos ir a pé para conhecer o caminho e tirarmos algumas fotos. A vista do lago na subida a pé é linda, encontramos uma pequena cascata, a visão dos topos dos morros cobertos de neve contrastando com o galho seco de algumas árvores formava um cenário espetacular.

peulla-hotel 6   Peulla 8
Peulla 7   peulla-hotel 4
Peulla 9   peulla-hotel 3
Peulla 10   Cruce Andino 126

O centenário Hotel Peulla estava fechado para hóspede, aberto apenas para os guias e para os funcionários da alfândega.

Peulla 11   hotel-peulla 4
hotel-peulla 6   Peulla 14
hotel-peulla 1
Centro de reserva para passeios como arvorismo
  Cruce Andino 115

O Hotel Natura é novo tem apenas 06 anos - é um hotel charmoso com troncos de árvores utilizados como balcão e poltronas, quentinho com lareira ,a decoração é toda de madeira. O hotel tem um restaurante  amplo e agradável. Mas como optamos em curtir um pouco da natureza de Puella não tivemos tempo para saborear o almoço.

Peulla 1   Peulla 15
Peulla 16   Peulla 4
Peulla 3   Cruce Andino 138

Na minha opinião não vale a pena pernoitar em Peulla - tem pouco o que fazer e depois de caminhar por 1h e tirar algumas fotos ficamos entediados. Imagina no verão com as moscas. Creio que fizemos a melhor escolha, assim seguimos na nossa Odisseia para Bariloche.

Bom, +/- às 13:30 fomos para o ponto do ônibus para seguirmos para a alfândega que fica uns 5 minutos do Hotel Natura. O trâmite de saída do país foi super tranquilo na alfândega, e, encontramos com o melhor guia da  Toristour o simpático  Eduardo - ele foi o nosso guia no passeio a Ilha de Chiloé. 

Peulla 13 Ponto do ônibus -  próximo ao Hotel Natura  
  alfandega 1
 Alfândega

Saindo da alfândega seguimos em direção a nossa quarta parada - Puerto Frias.

Começamos a subir as cordilheiras de ônibus. O frio e a neve eram intensos. A paisagem cada vez mais exuberante. Fizemos uma parada rápida no ponto de observaçao do Cerro Tronador, mas devido ao tempo não conseguirmos vê-lo. Mas, marquei  na foto aonde ele está. Esse Cerro tem uma altura de 3,491m a sua última erupção é desconhecida, mas pensa-se que tenham ocorrido a mais de 10.000 anos. O nome Tronador é devido ao ruído semelhante ao trovão produzido por deslizamentos frequentes de geleira.

estrada-para-puerto-frias 10   estrada-para-puerto-frias 9
estrada-para-puerto-frias 3   estrada-para-puerto-frias 4

Continuamos a subir as cordilheiras e a paisagem vai mudando.

estrada-para-puerto-frias 5   estrada-para-puerto-frias 13

Fizemos outra parada rápida no exato ponto das fronteiras:  Parque Vicente Pérez Rosales e Chile de um lado e  do outro Parque Nahuel Huapi e Argentina. A paisagem era linda muito dificil de descrever, me lembrei dos filmes que retratam o inverno europeu nos alpes, algo muito bucólico, aquela neve toda, só nós três, a guia e o motorista, esqueci de dizem que apenas nossa família decidiu fazer o percurso completo e assim tivemos uma guia exclusiva para nós.

estrada-para-puerto-frias 16   estrada-para-puerto-frias 17
estrada-para-puerto-frias 6   estrada-para-puerto-frias 19
estrada-para-puerto-frias 15   estrada-para-puerto-frias 7

 

Chegamos a Puerto Frias, território argentino, às 14:50.

puerto-frias 11 

Passamos pela alfândega para dar entrada no país e carimbar o passaporte e depois fomos para o Kiosco pegar o nosso lanche free. Puerto Frias tem uma aduana, um quiosque e um pequeno pier. A cor da água é no tom de esmeralda, muito bonita, durante a viagem de +/- 20min de barco até Puerto Alegre podemos apreciar a paisagem, o vôo do condor, o cordão montanhoso com neve e  uma placa em homenagem ao jornalista e politico Felix Frias que  defendia os interesses de soberania do seu país sobre Patagônia.

puerto-frias 3   estrada-para-puerto-frias 1
puerto-frias 8   puerto-frias 2
puerto-frias 13   puerto-frias 1
puerto-frias 5   puerto-frias 6
puerto-frias 14   puerto-frias 18
puerto-frias 9   puerto-frias 10

Bom, com os passaportes já carimbados seguimos para o barco onde vimos pela primeira vez as nossas bagagens. Ufa! Todas as malas estavam lá, intactas e geladinhas....

puerto-frias 12 puerto-frias 16 puerto-frias 17

 

          

 Nossa quinta parada foi em Puerto Alegre.

Cruce Andino m2 247

 Puerto Alegre é menor ainda que o Puerto Frias. Só tem a plataforma de desembarque e mais nada. E o trajeto de microônibus é só um traslado, mesmo, sem nada pra se ver. O percurso até Puerto Blest dura +/- 10min.

Puerto-blest 16

Já na sexta parada - em Puerto Blest é pouca coisa a mais - além do atracadouro tem um mini-hotel/restaurante. Ali o embarque foi rápido o barco zarpou às 16:05 e foi +/- 1h de navegação para Puerto Pañuelo pelo Lago Nahuel Huapi.

Puerto-blest 6   Puerto-blest 15

Navegamos por águas lindas com tons esverdeados a paisagem é exuberante, mas a atração fica por conta das  gaivotas que voam muito próximas ao barco esperando comer uns biscoitinhos na sua mão. Mas, cuidado - quando for alimentar as gaivotas use uma luva de preferência uma luva grossa para não acontecer o que aconteceu comigo, fiquei com uma marca da viagem.

A guia informou o número do ônibus que teríamos que pegar em Puerto Pañuelo para Bariloche. O nosso ônibus foi o 22.

Puerto-blest 3   Puerto-blest 10
Puerto-blest 5   Puerto-blest 11
Puerto-blest 18   Puerto-blest 1
Puerto-blest 12  
Puerto-blest 13
Viu o que aconteceu - ainda bem que não foi nada demais.  Mas, pode machucar feio.

Sétima parada em Puerto Pañuelo - nesse porto não tem nada e estava em obra. Aqui esperamos o ônibus 22 e os embarques das malas. O ônibus saiu às 18:50 fazendo paradas nos hotéis. A primeira parada foi no hotel 5 estrelas Llao Llao. Coloquei uma foto do hotel Llao Llao do passeio tradiconal de Bariloche o Circuito Chico. Chegamos no nosso Hotel Pacífico às 19:30.      

Puerto-panuelo 1   Puerto-panuelo 2
Cruse Andino 46    Puerto-panuelo 5
Puerto-panuelo 3   Capela San Eduardo 3

Gostamos muito de fazer o Cruce - é um modo diferente, bonito e agradável de navegar pelos lagos andinos e ainda chegar a outro país. Nosso roteiro incluia passeios em Bariloche e San Martin de Los Andes e em seguida faríamos o trajeto de volta em direção a Santiago do Chile. Você encontrará neste site artigos sobre cada trecho da nossa viagem. 

  

  

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários (1)

  • Visitante - Lara Rodrigues

    Denunciar

    Oi gente, eu fiz essa viagem na semana passada. A ida Puerto Varas – Bariloche pelo Cruce Andino e a volta de ônibus normal.

    A viagem do Cruce Andino é maravilhosa! As paisagens sao espetaculares e o serviço prestado pela empresa é impecável, muito organizado. É totalmente recomendável fazer essa viagem uma vez na vida!

    Mas eu estou comentando para alertar a todos que pensam em fazer essa viagem que nem eu, com volta de ônibus normal. Por favor, NÃO COMPREM A VIAGEM DE ÔNIBUS PELA EMPRESA ANDESMAR!!!
    Tem que ser assim mesmo, em maiúscula, porque essa empresa maldita conseguiu estregar o final de uma viagem maravilhosa com um serviço horrível. Foi a pior viagem de ônibus que já fiz na vida.

    A viagem que deveria durar 6h30 demorou mais de 24h, porque o ônibus quebrou, e quando resolveram o problema, já nao dava tempo para cruzar a fronteira (ela fecha às 19:00). Tivemos que dormir em Villa Angostura por causa disso, dividindo quarto com pessoas desconhecidas, além de outros perrengues. Mas o pior de tudo é que fizeram a gente perder um vôo e tivemos que comprar outra passagem aérea, mas a Andesmar não respondeu pelo prejuízo!

    Foi muito triste terminar essa viagem tão linda com tanto estresse (e prejuízo). Então se forem viajar de ônibus, comprem passagem de qualquer outra empresa, menos a Andesmar. E é melhor nao reservar voo para logo depois, pois se tiver algum problema com a fronteira, podem acabar perdendo o voo.

Cruce Andino
A história começa no ano 1913, quando um grupo de turistas, dirigido por Ricardo Roth, c
- by Claudia Sena
Leia mais
7217
3
Frutillar- nome de morango cheiro de strudell
  Frutillar – Significa campo de frutilla, ou para nós “ morango silvestre” ,
- by Claudia Sena
Leia mais
5675
4
Puerto Varas
  Puerto Varas é uma cidade turística denominada "região dos lagos". Está a 960 km a
- by Claudia Sena
Leia mais
4759
5
Palafitos de Angelmó - Puerto Montt
Complexo de micro-restaurantes diferentes, acanhadinhos com mesas que quase se tocam de
- by Claudia Sena
Leia mais
58045
5
Puerto Montt
Puerto Montt conhecida como capital da Região dos Lagos. Puerto Montt fica a 1.106 km ao su
- by Claudia Sena
Leia mais
6668
4
Ilha de Chiloé - Onde o Tempo Quase Parou
  Visitar Chiloé é dar lugar ao imaginário e se aventurar em suas fantásticas hist
- by Claudia Sena
Leia mais
7829
5