Roteiro Útil

masshead-america-do-sul

Ilha de Chiloé - Onde o Tempo Quase Parou

 

 No dia 06/07/2012 fizemos um tour para Chiloé.  Contratamos esse tour no nosso hotel Club President. O tour custou 30.000 pesos por pessoas que equivale a R$ 120,00.

A van chegou no hotel às 8:40. O motorista se chamava Erasmo, ele era calado, mas muito simpático. E, o nosso guia era o Eduardo, um ótimo guia falava bem o português e nos explicou muito bem a história da ilha. E, tinha um casal de chilenos como passageiros.

O Eduardo nos explicou que o tour para chegar até Chiloé seria de 50 minutos por rodovia e mais 30 minutos de ferry boat pelo Canal de Chacao onde animais marinhos como focas e pinguins costumam acompanhar as balsas. Mas, estava tão frio que eles não se atreveram aparecer.

Os primeiros habitantes da ilha foram os índios mapuches, e, como a ilha tem grande quantidade de gaivota eles deram o nome de Chiloé que quer dizer lugar das gaivotas. 

Chiloe bem vindo 1

Chiloé tem 08 ferry que conecta o continente com a ilha e funciona 24 horas por dia. A ilha é estreita e comprida. E, não é famosa por suas praias, mas sim pelo modo de vida diferente.

Em Chiloe chove muito, venta muita. Os chilotes dizem: ”se não chover em Chiloe, não é Chiloe”. Lá chove praticamente o ano todo. E, para não ficar dependendo do clima que não dar para pescar sempre, eles trabalham em fábricas.

Chiloe não tem areia branca, tem pedras que vem das cordilheiras. 80% da água doce de Chiloe vai para o mar. Em Chiloe vimos bastante gaivotas e flamingos.

Chiloe 205   Chiloe 293

Castro é a capital de Chiloe, mas não conhecemos, porque só tem passeio para Castro no verão onde escurece mais tarde.

Mas, Chiloe tá crescendo para desespero dos habitantes que tem medo de perder as tradições e o sossego. Em Chiloe estão construindo cassino, shopping e um aeroporto. E, está em licitação com a China onde a mão de obra é mais barata para construção de uma ponte de 2,6 km ligando o continente com a ilha. Esse projeto é de 2003, mas só agora foi aprovado. Essa obra está estimada em 40 mil dólares.

Chiloe 181   Chiloe 181 ponte

Em Chiloé tem mais de 180 igrejas, herança do domínio espanhol e católico. E, dessas 180 igrejas , 16 são tombadas pela Unesco.

A primeira parada foi em Chacao onde tem a primeira igreja fundada em Chiloe, e essa igreja faz parte das 16 igrejas tombadas pela Unesco. A nave principal tem formato de canoa e foi contruida com madeira nativa.

 Chiloe 37   Chiloe 20 

Jesus não está em posição de crucificado, e,está com lã de carneiro. Na outra escultura Jesus tem dobradiça nas axilas para sair na procissão. Em Chiloe vive a religião com muito fervor. Herança do domínio espanho e católico.

Chiloe 189jesus virado   Chiloe 187

A praça de Chacao em frente a igreja, com suas casinhas coloridas para alegrar o inverno.

Chiloe 26   Chiloe 35

Paramos na Praia Caulin onde tem flamingos e a muitas algas. Os habitantes recolhem essas algas e exportam onde viram cosméticos.

Chiloe 215   Chiloe 214

No caminho vimos o cemitério de Caulin que também é bem colorido com flor de plastico.

Chiloe 222 Chiloe 218

Em Chiloe eles usam a palavra minga que quer dizer: “trabalhar junto para atingir um objetivo. Por exemplo quando chega o inverno eles mingam para o suco de maça, ou seja, a família toda trabalha no suco de maçã.

A comida típica de Chiloe é curanto. O verdadeiro Curanto tem que fazer um buranco no chão colocar pedras quentes e depois batata, mexilhão, carne de vaca, por cima queijo e por cima pão e fecha tudo com uma folha.

Outra parada em Ancud que  quer dizer: “solo fértil” . Em Ancud tem 25.000 habitantes. Antes Ancud era capital de Chiloe agora a capital é Castro. A maioria da população trabalha na indústria fundada em 1768 por um espanhol.

Assim que chegamos em Ancud fomos conhecer o Museu de Ancud. O museu é bem pequeno e a entrada custou 600 pesos, equivalente R$ 3,00. Fica em frente a praça de Ancud.

Chiloe 225   Chiloe 264
Chiloe 228   Chiloe 237


No museu tem um esqueleto de uma baleia azul que media 7 metros de comprimento e ficou encalhada no canal que separa a Ilha de Chiloé do continente.

Chiloe 246   Chiloe 254

E, tem também uma réplica do Goleta Ancud.

Chiloe 248   Chiloe 252

Uma das maiores tragédias naturais de Chiloe ocorreru em 22 maio de 1960. Um terremoto de 9,5 na escala Richter provocou um tsunami que quase acabou com Chiloe. Os Chilotes não gostam de lembrar esse dia. Do museu dá pra ver por onde o tsunami entrou.

Chiloe 255tsunami

 No museu tem algumas fotos lembrando esse dia, e, as fotos são impressionantes. Depois do tsunami não construiram outro trem.

 Chiloe 239    Chiloe 240

Saimos do Museu atravessamos a rua para a praça de Ancud onde tem várias esculturas de figuras mitologicas.

Chiloe 265 Chiloe 266  

Chiloe 268   

Descemos a praça e chegamos no Mercado Municipal da Ancud, onde vende artesanato, roupa, frutos do mar e queijos. Compramos queijo e mel nesse mercado que eram muito gostosos. Ah! No mercado tem wi-fi.

Chiloe 275 Chiloe 276

Pegamos a van para Mar Bravo e estava com uma chuvinha e vento e o mar como era de se esperar muito agitado. A van não conseguiu chegar até a praia porque tinha um buraco com muita lama. Tivemos que andar até a praia. E, tinha um pescador tentando pescar com aquela chuva, vento e frio.

Chiloe 288   Chiloe 289
Chiloe 291   Chiloe 295

Paramos para almoçar no restaurante em Ancud. O restaurante era uma gracinha, muito aconchegante e bem quentinho. Foi uma grata surpresa esse restaurante. Porque geralmente os restaurantes que os guias nos levam nunca são bons. Mas, esse guia não era qualquer guia, era o guia Eduardo. Esse restaurante fica no hotel Panamericano hosteria Ancud na frente do Forte San Antonio.

Chiloe 297   Chiloe 299
     

 Aqui nós comemos o melhor salmão, o suco também era uma delícia. Super recomendo.

 Chiloe 305   Chiloe 306 

Chiloe 301 

Atrás desse restaurante fica o Fuerto San Antonio onde tem uma vista muito bonita do mar.

Chiloe 309   Chiloe 312
Chiloe 313   Chiloe 323
Chiloe 324   Chiloe 325

Chiloé é repleta de lendas e os principais personagens são: um duende muito feio acusado de ser sedutor de donzelas denominado Trauco e a sua esposa Feiura.

O guia Eduardo contou que Trauco anda pela floresta atrás de donzelas. Muitas vezes, quando uma mulher solteira em Chiloé engravida, diz que o Trauco é o pai.  Nestes casos as mulheres são consideradas inocentes devido ao fato do Trauco ser irresistível para as mulheres.

A esposa do Trauco, La Fiura, dizem ser uma anã  grotescamente feia com a habilidade de lançar um "feitiço doença" contra qualquer um que a rejeite. Apesar de sua aparência, ela geralmente é irresistível para os homens e, depois de ter relações com eles, ela os leva à loucura. 

 Chiloe 97

 Chiloé é uma ilha cheia de mistéiros e encantos. Vale muito a pena uma visita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Cruce Andino
A história começa no ano 1913, quando um grupo de turistas, dirigido por Ricardo Roth, c
- by Claudia Sena
Leia mais
7217
3
Frutillar- nome de morango cheiro de strudell
  Frutillar – Significa campo de frutilla, ou para nós “ morango silvestre” ,
- by Claudia Sena
Leia mais
5675
4
Puerto Varas
  Puerto Varas é uma cidade turística denominada "região dos lagos". Está a 960 km a
- by Claudia Sena
Leia mais
4759
5
Palafitos de Angelmó - Puerto Montt
Complexo de micro-restaurantes diferentes, acanhadinhos com mesas que quase se tocam de
- by Claudia Sena
Leia mais
58045
5
Puerto Montt
Puerto Montt conhecida como capital da Região dos Lagos. Puerto Montt fica a 1.106 km ao su
- by Claudia Sena
Leia mais
6668
4
Ilha de Chiloé - Onde o Tempo Quase Parou
  Visitar Chiloé é dar lugar ao imaginário e se aventurar em suas fantásticas hist
- by Claudia Sena
Leia mais
7830
5