Roteiro Útil

masshead-brasil

Noronha - Praias do Mar de Fora e de Dentro

Praias do Mar de Fora:

Praia do Leão

Essa praia tem esse nome porque tem uma grande pedra que lembra um leão-marinho deitado. Considerada uma das três mais belas praias do país, ao seu lado tem o Morro da Viuvinha considerado santuário das aves. Tem esse nome porque tem uma grande quantidade de pássaros com o nome de viuvinha.

Esta é a praia onde mais ocorre a desova de tartarugas, com controle rígido, sendo que em período de desova ninguém pode acessar a praia depois das 18h.

Não descemos nessa praia, foi só para fotos.

Blog Noronha ilhatour 41 Blog Noronha ilhatour 40
Blog Noronha ilhatour 46
Pedra do Leão-Marinho
Blog Noronha ilhatour 43
Morro da Viuvinha

Baía do Sueste

Esse é o local onde se pode encontrar uma grande quantidade de tartarugas marinhas. Na Baía do sudeste também está localizado o único mangue de ilha oceânica chegando na praia o mangue fica do lado esquerdo.

Por estar localizado dentro do Parque Nacional Marinho o megulho só pode ser feito nas áreas indicadas pela bóia e deve-se respeitar todas as regras, como usar colete para nao pisar nos corais.

Nós alugamos no Bar Caretta -  material de mergulho, máquina fotográfica aquática e contratamos o guia para nos levar até as tartarugas. Nesse dia o mar estava muito mexido, mas, vimos muita coisa como as tartarugas, lagosta, peixes de todos os tamanhos e cores vimos até um filhotinho de tubarão.

Blog Noronha 14 07 7 Blog Noronha 14 07 8
Blog Noronha 14 07 9
Praia
Blog Noronha 14 07 14
Mangue
Blog Noronha 14 07 12 Blog Noronha 14 07 11
fotos de noronha 192 fotos de noronha 5
fotos de noronha 104 fotos de noronha 169

 

Praia da Atalaia

Antes se chegava à praia do Atalaia de carro, parando em um gramado a cima e descendo poucos metros até a piscina natural. Vantagem dessa entrada era que era fácil saber se a piscina natural tinha condições de mergulho, seja pela maré, ondas ou chuva. Agora, os turistas ficam no ponto de saída de uma trilha esperando notícias de um responsável do IBAMA a respeito das condições da praia.

Ao contrário de qualquer outra praia normal, Atalaia só fica aberta ao público durante 2 horas ao dia, justamente no horário da maré baixa. Durante esse período são permitidas somente 100 pessoas por dia em  grupos de 25 pessoas por vez podem ter acesso, sendo o tempo de permanência limitado a 20 minutos. Portanto chegue cedo e não deixe para o último dia de sua viagem, senão você corre sério risco de perder esse passeio. No dia que nós marcamos para ir a essa praia, Atalaia estava com muita alga, portanto, sem visibilidade.

Poderiamos ir, mas não poderiamos mergulhar, aí não teria graça. Como tinhamos mais dias na ilha deixamos  pra ir mais pra frente.  No dia que fomos estava tudo perfeito. Após uma espera de uns 20 minutos (na alta temporada a espera é maior), onde o fiscal do Ibama passa algumas regras como: não usar protetor solar, e nao pode ficar em pé, pois isso mata os corais, por isso o uso de colete é obrigatório. Depois das regras  fomos autorizados pelo fiscal  a seguir pela estrada de terra.

A estrada não é muito boa, como a maioria, e, assim que o fiscal abriu o portão, eu torci o pé. Tinha dado apenas um passo, e, teriamos 01 hora de trilha pela frente. Gente eu vi tudo escuro. Eu me considero forte, mas chegou rolar uma lágrima. O guia Lucas arrumou um saco de gelo, e, todos com olhar de dó porque não consiguiria seguir em frente...

Blog Noronha 18 07 11 53 Blog Noronha 18 07 11 57
Blog Noronha 18 07 11 58
Fiscal do Ibama
Blog Noronha 18 07 11 61
A trilha para o paraíso
Noronha 17 07 11 Atalaia 19
Colocando gelo no pé
Noronha 17 07 11 Atalaia 55
Mais trilha até o paraíso

  ...mas seguir em frente e conseguir chegar no paraíso, e, toda dor é rapidamente esquecido quando se avista a praia.

Noronha 17 07 11 Atalaia 47 Noronha 17 07 11 Atalaia 36

Atalaia é um aquário natural, nesse dia tinha até filhote de tubarão. Eu nao vi porque sou medrosa. Quando o guia Lucas gritava "tubarãao desse lado" eu ia rapidamente para outro lado. Minha filha e meu marido viram. Nesse dia estávamos sem máquina aquática. Atalaia é um lugar único, muito bonito, sem palavras.

Praia da Atalaia herdou seu nome do Morro do Frade, uma formação rochosa localizada bem à sua frente se você tiver imaginaçao, você verá um frade ajoelhado em sentinela - daí o nome atalaia. 

Esse morro pode ser visto de vários pontos da ilha, mas é na Praia da Atalaia que se tem a melhor visualização da imagem.

Noronha 17 07 11 Atalaia 21

 

 

Buraco da Raquel:

A fenda na pedra conhecida como Buraco da Raquel fica localizada próximo ao Porto. A praia por motivos de preservação ambiental, é proibida para banhistas. Mas existe um ponto de mirante para apreciar a vista, repleta de piscinas naturais e com rica fauna marinha. Conta a lenda que Raquel era filha, de um dos comandantes militares, e ela se escondia neste local para namorar. Já a "lenda oficial" diz que a moça era excepcional e nos momentos de crise se escondia no rochedo para chorar.

Aqui você conhece o Buraco da Raquel e o Museu do Tubarão onde-se come o tubalhau.

buraco1

 

Noronha 11 07 11 18 Noronha 11 07 11 22
Noronha 11 07 11 21 Noronha 11 07 11 34

  

Museu do Tubarão: 

O museu expõe fotos, arcadas dentárias e espinhas dorsais de várias espécies de tubarões – a maioria encontrada nos arredores do arquipélago -, além de painéis ilustrativos com curiosidades, hábitos e características dos temidos predadores. Durante a visita aprende-se que os tubarões vivem entre 60 e 80 anos e que os ataques aos seres humanos são raridades. Descobre-se também que a espécie troca de 300 a 800 dentes por ano, é capaz de perceber a grande distância a presença de uma única gota de sangue em meio a um milhão de gotas de água e, por ser dotada de sensores elétricos, tem a habilidade de captar vibrações na água.

Depois de aprender sobre as peculiaridades dos tubarões e de algumas fotos  aproveitamos para degustar o bolinho-símbolo da ilha: o bolinho de tubalhau. Hummmm!!!

museu 6 Noranha 2011 44
museu 7 amuseu 1
Noranha 2011 43 Noronha 2011 Ilhatour 159
Noronha 2011 Ilhatour 164 museu 8
museu 2 museu 3

 

Ponta da Air France

Localizada exatamente no ponto em que se encontram o mar-de-dentro e o mar-de-fora, esta é uma região histórica, onde franceses se instalaram na década de 20, prestando apoio à aviação. O banho não é permitido, vale a pena visitar para contemplar a paisagem. Na edificação que resta das três que compunham a antiga base de apoio, está instalada a Associação de Artistas e Artesãos Noronhenses, no chamado "Espaço Cultural Air France".

Blog Noronha Bugre 13 7 18 Blog Noronha Bugre 13 7 20
air-france 1 air-france 6

  

 

Praias do Mar de Dentro

                                                                                                                                                                                                      

Baía e Porto de Santo Antônio

O Porto de Santo Antônio é a porta de entrada para o abastecimento da ilha de Fernando de Noronha, localizada a 545 quilômetros do Recife. É pelo atracadouro - construído em 1987 - que desembarcam alimentos, combustíveis, materiais de construção, medicamentos, vestuário e outras mercadorias para atender os visitantes e a população noronhense.

porto

Há uma embarcação afundada no porto, o navio grego Eleani Sthatathos. Isso faz com que este seja um dos locais mais procurados para mergulho livre. As embarcações de pesca e turismo se abrigam neste ponto. Viemos aqui no dia que fizemos o passeio chamado Ilhatour e voltamos outros dias sozinhos.  Fizemos megulho aqui de snorkel  com o guia Lucas e ele nos levou até ao navio naufragado e vimos muitos peixes, tartarugas e arraias. Mas, para vê essa vida marinha não precisa ir até ao navio do raso já consegue se vê.

Pelo navio afundado e diversidade marinha aqui é feito o passeio de chamado PlanaSub ou Aquasub. 

PlanuSub - consiste em mergulho apinéia rebocado por um barco segurando uma prancha foi desenvolvido em Noronha.

E, tem também o passeio Projeto NAVI - Natureza Viva onde você pode mergulhar sem se molhar. A hidronave tem um piso de vidro onde você consegue visualizar a vida marinha sem precisar mergulhar. 

baia 3 aporto 1
aporto 5 aporto
aporto 6 apeixe 1
apeixe 2 apeixe 3
Blog Noronha Golfinhos 11 
Projeto Navi

 navi620x465

.

 

Praia do Cachorro

Essa praia fica logo abaixo da vila Vila dos Remédios. Esta praia possuía uma fonte com a cara de um cachorro, em bronze, vindo daí o seu nome. Uma bica de água doce é uma atração a mais nessa praia próxima à Vila.  No lado direito da praia, olhando o mar, entre as rochas há uma piscina em pedra o "Buraco do Galego".

Nós gostamos muito dessa praia. Ela é pequena, com ondas calmas. Tiramos muitas fotos do pôr do sol. A noite rola um forró no bar do cachorro que vai até às 4:00 da manhã.

Nós não somos da noite, dormíamos cedo, para acordar junto com os pássaros para aproveitarmos tudo que Noronha oferece durante o dia. Portanto não fomos no forró. Mas, esse forró é o point de Noronha.

cachorro 6 cachorro 7
cachorro 2 cachorro 3
cachorro 4 cachorro 8
Noranha 2011 111 cachorro 11
 galego.  Fotos de Noronha 362
cachorro 13 cachorro 15
cachorro 18 cachorro 21
cachorro 22 cachorro 23
cachorro 14 cachorro 24

  

Praia do Meio

Essa praia fica entre a praia do Cachorro e da Conceição. Essa praia possui um mar de águas calmas, além de piscinas naturais nas pedras. Foi uma da praias que nós mais gostamos.

O banho é proibido durante a ressaca. Na divisa com a praia da Conceição existe uma interessante pedra, chamada de Pião, pois é grande e está equilibrada em pedras menores .Nessa praia tem um bar chamado Lanchonete do Meio ótimo para apreciar o pôr do sol e tomar uma água de coco.

piao2

       

Praia da Conceição ou de Italcable

O nome Conceição vem do Forte Nossa Senhora da Conceição e Italcable vem de uma foi uma empresa italiana que operava no campo dos serviços de telecomunicações.

Essa praia é grande e está localizada na base do Morro do Pico e é de fácil acesso. Na maré mansa a praia é tranqüila, com um grande trecho de areia rodeado de coqueiros, ótima para banho de mar. Nas marés altas, por sua vez, é bastante utilizada por surfistas nos meses de novembro a março. Nessa praia existe um bar com um ótimo peixo chamado Duda Rei.

Olhando pro mar a direita está a pedra do Pião. Se houver algum terremoto por menor que seja será fácil descobrir. É só olhar para o Pião...

praia-da-conceicao 8 praia-da-conceicao 9
praia-da-conceicao 6
 
praia-da-conceicao 4
Pião
praia-da-conceicao 5 praia-da-conceicao 3

 

É um bar muito legal chamado Duda Rei que funciona na areia da praia. E, tem uma banheira com um chuveiro pra tirar o sal antes de comer um peixinho na telha, que é uma delicia!! Ah, o chuveiro é pago: R$ 1,00. Comemos um peixinho que estava uma delícia!!!

praia-da-conceicao 11 praia-da-conceicao 10
praia-da-conceicao 12 praia-da-conceicao 2
duda-rei 3 duda-rei 1

  

Praia da Cacimba do Padre

Aqui fica o famoso Morro Dois Irmãos o visual mais famoso da ilha, que consiste em duas elevações semelhantes dentro d’água. A praia se chamava originalmente Praia da Quixaba, mas, em 1888, a descoberta de água potável por um capelão do presídio fez com que o nome mudasse. De frente para o mar do lado esquerdo encontra-se o Morro Dois Irmãos, e, em frente ao Morro encontra-se uma escada para Baia dos Porcos. Essa praia é muiiiito bonita e agradável, aqui encontra-se a Barraca das Gêmeas onde tomamos uma água de coco.

Noronha 2011 Ilhatour 210 cacimba 1
Noronha 2011 Ilhatour 223 Noronha 2011 Ilhatour 215
cacimba 7 cacimba 8
cacimba 4 cacimba 6

     

Baía dos Porcos

Considerada a segunda praia mais bonita do Brasil. Essa pequena praia de acesso dificultoso possui várias pedras que formam lindas piscinas naturais, com muitos peixes coloridos. A cor da água é de um azul turquesa lindo. No final da Cacimba do Padre tem uma escada que leva até a Baía dos Porcos.

Noranha 2011 Ilhatour 107 Noranha 2011 Ilhatour 104
Noronha 2011 Ilhatour 185 Noronha 18 07 11 52
Noronha 14 07 2011 70 Noronha 18 07 11 49
Noronha 18 07 11 66 Noronha 18 07 11 53

Baía do Sancho

Considerada a praia mais bonita do Brasil, uma das poucas que permite que embarcações parem para banho dos turistas, não causando danos aos corais. Suas águas são transparentes. E, aqui existe um Fortim de São João ou Reduto Dois Irmãos foi levantado em posição dominante sobre uma colina, integrando a defesa do setor noroeste da Ilha de Fernando de Noronha.

Para chegar a essa praia tem duas maneiras:  a mais fácil é por barco. E, a mais complicada...é descer por um paredão abaixo para chegar à praia.  

É preciso descer por uma escada metálica, bem vertical e com 30 degraus, encravada numa estreita fenda na rocha.

Descemos por uma escadinha com 15 degraus, que exigia entortar o corpo para a esquerda de modo a conseguir passar com pé de pato, snorquel, máscara e câmera fotográfica. Vencida essa primeira etapa, anda-se por um estreito patamar entre rochedos para então ter de virar o corpo no ar para encaixar na 2ª escadinha, esta do tipo marinheiro. Ainda não chegamos a lugar nenhum, pois falta vencer vários degraus de pedra até a praia. Há dez anos atrás não tinha corrimão, agora tem uma corda que faz a vez de um corrimão para apoio. Ufa! Mas, sempre tem algum esforço para se chegar ao paraíso.

sancho 4 sancho 12
sancho 8 reduto
sancho 6 sancho 5
sancho 9 sancho 10
sancho 11 Noronha 2011 Ilhatour 52

Essa praia é ótima para mergulho. Vimos peixes de todos os tamanhos e cores, tartarugas, filhote de tubarão...

mergulho 1 Fotos de Noronha 30 mergulho 3

  

Baía dos Golfinhos                             

Um paredão de 50 m de altura serve de mirante para observação dos golfinhos-rotadores, que giram sobre o próprio eixo durante os saltos. O melhor período para vê-los é entre 6h e 7h30, quando os animais entram na baía para descansar e se reproduzir. Biólogos ficam de plantão no local para a contagem dos golfinhos.

Esse é o local de acasalamento e descanso dos golfinhos é uma das maiores atrações de Noronha. Considerado o maior aquário de golfinhos do mundo, tem acesso proibido pelo mar, podendo ser visto do alto da baía, no Mirante dos Golfinhos. Outra opção bem interessante é o passeio de barco que passa nas redondezas da Baía, e aí os golfinhos acompanham o barco dando um show fizemos o passeio de barco duas vezes.

Blog Noronha 14 07 18 Blog Noronha 14 07 19
Blog Noronha 14 07 31 Blog Noronha 14 07 30
Blog Noronha 14 07 29
Cadeira do fiscal

 fiscal golfinho 1

.
 Blog Noronha 14 07 28  Blog Noronha 14 07 27
 Noronha 14 07 2011 17  Noronha 14 07 2011 18

Faça chuva ou sol, os fiscais sempre estão por lá! Agora uma dica útil: não adianta muito ir depois das 7h ou 8h da manhã( como eu)  pois é provável que os Golfinhos já tenham ido embora para outras áreas do parque. Os biólogos neste momento estudam algumas mudanças de ambientes. Eles nos informaram que o melhor horário para se chegar ao local é às 5:30h da manhã.  

Eu, particularmente, não acho que vale a pena ver os golfinho do mirante, você vai vê-los de longe e tem que acordar muito cedo. Tem que levar lanterna, e, a trilha é como todas as trilhas de Noronha são de buracos e pedras.  Não dá para ver nada... só se você tiver uma visão de um super herói ou  estiver com binóculo.  Prefiro ver os golfinhos há dois metros no passeio de barco.

 

Praia do Boldró  

Praia de fácil acesso, calma com algumas ondas. Do Boldró chega-se pela praia até o cartão postal de Noronha o Morro dos Dois Irmãos. Na parte alta estão as ruínas do Forte de São Pedro do Boldró onde vimos o mais lindo pôr-do-sol da ilha.

boldro 1 Noronha 13 07 11 87
boldro 3 boldro 4

 O que nos chamou atenção nessa praia foi essa placa:

boldro 6


Achamos engraçada essa placa e descobrimos que é uma casa quer serve almoço.

boldro 5 boldro 7
boldro 2
A casa do Gerson vista da praia
gerson
Olha o Gerson ali de azul

 

 verde

 - Assim que você chegar na ilha, marque logo a visita a Atalaia. O guia precisa informar o seu nome ao IBAMA, que irá marcar a hora com ele dependendo da Tábua das Marés e condições para mergulho.   

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado