Roteiro Útil

masshead-estados-unidos

Visto Americano - Passo-a-passo como tirar o Visto Americano

Entrou em vigor em 2012 o novo sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos.

Agora, o DS-160 tem que ser preenchido em inglês, agora antes da entrevista no Consulado, tem que passar pelo CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) . No CASV será coletado impressões digitais e fotos.

Bom, vamos ao passo-a-passo para o processo de tirar o visto americano:

Primeiro tenha em mãos todos os documentos como:

- cpf 

- passaporte válido,

- passaporte antigo, tem um item que pergunta se você tem algum visto antigo, e pergunta número, para onde viajou....

- documentos de escolaridade com endereço e telefone

- nome do pai e da mãe e data de nascimento dos mesmos

- documentos do emprego atual como: nome da empresa, endereço, telefone, cep, renda mensal, cargo, e as atribuições. Nas atribuições você tem que descrever brevemente o que faz em inglês: I work in a company to the government as a manager (Eu trabalho numa empresa para o governo como gerente).

- se tiver trabalhado em alguma empresa nos 05 anos anteriores precisará do nome da empresa, endereço, data de entrada e saída, ocupação.

- uma foto terá que colocar no formulário DS-160. Dica útil para a foto: não tire a foto em casa, porque dar muito trabalho depois encaixar a foto no formulário. Tire a foto em loja de fotografia, e diga que é para é para visto americano e peça para colocar a foto num pen-drive ou cd. No dia da entrevista deverá levar duas fotos. A foto deverá ter fundo branco por isso é melhor usar uma roupa escura, sem óculos, sem boné. 

Agora, vamos ao passo a passo para tirar o visto americano: primeiro preenche o formulário,  depois paga a taxa de US$ 160,00, e aí sim já pode agendar.

1. Preencher o Formulário Ds-160:

O primeiro passo é preencher o formulário no site: https://ceac.state.gov/genniv/ O formulário deverá ser preenchido em inglês, e não usar acento e nem cedilha.

Na primeira página selecione Brazil e depois clique no "start an application".

O botão" unpload an application" : é para continuar preencher o formulário que você salvou no computador.

O botão "retrieve an application": é para continuar a prencher o formulário quando você salvou online.

visto 1

Anote o ID, caso aconteça alguma coisa como você ter que dar uma paradinha ou sistema cair, basta clicar no botão "retrieve an application" e colocar o número do ID, as cinco primeiras letras do sobrenome (o espaço conta), ano de nascimento e o nome da vó materna.

visto 2

- Personal Information 1: você deverá colocar seus dados pessoais, lembre-se as respostas deverão ser em inglês, para ver a tradução da pergunta é só colocar o cursor na pergunta e aparecerá em português, conforme abaixo:

visto 3

- Personal Information 2: você deverá informar nacionalidade, cpf. No Us. Social Security Number e no Us. Taxpayer ID number coloque no "Does not Aplly".  Caso seja menor e não tenha cpf é só colocar "Does not Apply". Veja que ao colocar o cursor em cima a pergunta é traduzida para o português.

visto 4

 

- Adress and Phone: coloque o seu endereço (sem acento e cedilha) e os telefones, senão tiver todos os telefones é só colocar "Does not apply".

visto endereco

 

- Passaport Information: colocar número do passaporte, data que o passaporte foi emitido e a data que irá expirar, e se já perdeu o passaporte.

visto 5

- Travel Information: informação sobre a viagem - a data que você vai chegar e quantos dias vai ficar. Veja o meu formulário abaixo:

visto 6

 

 Quem vai pagar pela viagem, se for você mesmo é só colocar self, senão coloque other person e insira os dados da pessoa.

visto 7

Aqui vai perguntar se tem alguém viajando com você, se a resposta for sim, colocar o nome das pessoas. E, depois se está indo com algum grupo como agência de viagem.

visto 8

 

Aqui pergunta se você já esteve nos Estados Unidos, se você teve um visto americano, se já teve um visto negado e se alguém já preencheu solicitação de legalização como imigrante.

visto 9

- US Point of Contact Information: ponto de contato nos Estados Unidos.

visto 10

 

- Family Informations: informação sobre a família e parentes - nome completo do pai e da mãe e datas de nascimento deles, se você tem pai ou mãe nos EUA e se você tem outros parentes nos EUA.

visto 11
visto 12

Aqui informação sobre o cônjuge:

visto 13

- Present Work/Education/Training Information: informação sobre trabalho, estudo e estágio.

visto 14

Aqui você vai escolher a ocupação:

visto emprego

 

Abaixo você vai inserir os dados da empresa, se for estudante coloque dados da escola.

visto emprego3

 

Abaixo você vai colocar sua renda mensal, caso trabalhe. No valor não deverá colocar $ nem virgula. Se for R$ 10.000,00 - coloque 1000000, conforme abaixo. No campo Briefly descreva o que você faz na empresa, conforme abaixo. Lembre-se a resposta tem que ser inglês.

visto emprego2

 

- Security and Background: perguntas sobre segurança. Aqui todas (ou a grande maioria) serão não. Repare se você colocar o cursor na pergunta, ela será traduzida para o português. Aqui serão cinco páginas sobre segurança.

visto 15

- Foto: coloque a foto através do upload. Para fazer o upload é só colocar o cd ou pendrive com a foto.

visto foto

- Review: revisão. Depois da foto vem a revisão. Verifique se todos os dados estão corretos, caso tenha algum erro é só editar.

visto review

- Sign: assinatura. Depois de revisar e verificar que está tudo ok, é hora de assinar e enviar. Aqui vai perguntar se alguém te ajudou a preencher o formulário. 

visto assinatura


 

- Confirmation: imprima a confirmação com código de barra legível e envie para o seu email. Essa confirmação você deverá levar no dia da entrevista.

visto confirmacao

   

Tirar o Visto Americano e Agendar em Família: Caso você esteja viajando com a família é só clicar no "create a family application", e começar novamente. Nesse caso alguns dados seus serão transferidos automaticamente para o formulário dos seus dependentes.

visto final

 

- Passo 2: Pagar a taxa MRV e Agendar o Visto.

É permitido agendar até cinco pessoas de uma mesma família para a entrevista como: pai, mãe e filhos. E, cada membro da família deve ter preenchido o DS-160 e enviado eletronicamente, conforme acima.

Agora com o DS-160 preenchido é hora de começar o processo acessando o site: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome

Entrando na página principal clique em "Logon" leia as informações e depois clique em "compreendi".

vist agenda 1
vist agenda 2

 Quando você confirmar, vai perguntar se você já inseriu as informações pessoas para criar a conta, clique em "não".

vist agenda 3

vist agenda 4

Selecione Vistos de Não-Imigrantes

vist agenda 5

Selecione Agendamento Comum de Vistos

vist agenda 6

Selecione Visto de Visitante

vist agenda 7

Selecione Negócios ou Turismo (B1/B2)

vist agenda 8

Escolha o local do Consulado

vist agenda 9

 Depois que ler os três itens sobre o processo de tirar o visto clique em "continuar".

vist agenda 10

Preencher os campos sem acentuação, no ultimo campo colocar o número do DS-160.

vist agenda 11

Aqui você vai selecionar se quer receber o passaporte em casa ou se prefere retirar no CASV.

vist agenda 12

Se escolher que a entrega do passaporte seja no endereço, terá que preencher os dados, conforme a "Nota".

vist agenda 13

Se escolher retirar o passaporte no CASV terá que ir em um dos endereços abaixo:

vist agenda 14

Caso precise corrigir algo, clique em editar.

vist agenda 15

 

Escolha a forma de pagamento: caso escolha cartão de crédito - poderá agendar em seguida. 

vist agenda 16

Se escolher boleto bancário - imprima o boleto em pdf e pague. Depois do pagamento insira o número no "Número do recibo da taxa MRV do solicitante". Pagamentos com boletos podem demorar até 48 horas para que o agendamento seja liberado.

 visto boleto

Depois desse processo você poderá agendar. Aparecerá um calendário onde você deverá escolher o dia e o horário para a entrevista no consulado, depois aparecerá outro calendário para escolher dia e horário para coleta de dados no CASV. Pronto, agora é só comparecer no dia e horário munido dos documentos.

Menores de 16 anos e maiores de 66 anos não precisam comparecer ao consulado para a entrevista. Basta que um responsável compareça com a documentação exigida: passaporte, recibo com a taxa MRV paga, página do DS-160 com código de barra, e duas fotos.

verde

 Além dos documento exigidos como:

- passaporte válido

- recibo com a taxa MRV paga

- página do DS-160 com código de barra

- 2 fotos para passaporte

Esses documentos não podem ter rasuras (não marque com marca texto, ou escreva nada que você queira destacar na folha que você mesmo imprimiu, pois isso é considerado rasura, eles não aceitam).

Você poderá levar para a entrevista documentos que comprovem que você pode bancar a sua viagem, e que você possui vínculo no Brasil, ou seja, você está muito bem no Brasil, e não precisa ficar ilegalmente nos EUA. Então leve documentos como:

- carteira de trabalho

- contracheque

- declaração de imposto de renda

- certidão de casamento

- certidão de nascimento

- declaração escolar (caso você estude, e de seus filhos)

- se você já é formado leve o seu diploma

- comprovante de imóveis

- comprovante de carro

- propriedades alugadas

- caderneta de poupança

- passaporte vencido para comprovar que você já viajou para os EUA, e voltou. 

Ou seja, não precisou ficar ilegalmente nos EUA.

doc

Agora, uma grande dica útil: nunca minta na entrevista. Pois, o Consulado tem acesso a seus dados. Durante a entrevista, responda exatamente as perguntas feitas e olhando sempre para o entrevistador. Não dê respostas vagas que possa gerar dúvida se você estar falando a verdade ou não. Caso precise, mostre documentos que comprovem o que está falando é verdade.

Repare, que na frente do entrevistador tem um computador, e ele olha na tela e te faz a pergunta, você responde e ele olha na tela novamente. Nesse momento ele estar verificando se as respostas estão de acordo com os dados que ele tem sobre você.

E, lembre-se que no Consulado, você estará em uma área considerada de segurança. O Consulado Americano é um pedacinho dos EUA no nosso país, e por isso, deverá respeitar as regras e normas dali.

No dia da entrevista não pode levar nada de eletrônico como: celular, ipod, ipad, fone de ouvido. E, nada de alicate de unha, pinça, tesourinha... Leve apenas a carteira e documentos.

Vá para a entrevista psicologicamente preparado para enfrentar filas, então nada de ficar resmugando, xingando e criticando.

Lembre-se você será entrevistado por uma autoridade consular, e, não por um bicho de sete cabeças.

bicho 7

Boa sorte!!!

E, como foi a sua entrevista? Conte-nos a sua experiência!

 

 

Adicionar Comentário

Comentários (6)

  • Visitante - tatiane

    Denunciar

    boa tarde, eu preenchi os formulário para obtenção de visto do meu esposo, minhas filhas e eu, porém na hora de colocar informações sobre nossas atividades no trabalho eu as descrevi em Português, nesse caso preciso preencher novos formulários para meu marido e eu?

  • Visitante - Débora

    Denunciar

    Oi, tenho uma dúvida.
    Minha irmã já preencheu o formulário dela ano passado e colocou que viajaria sozinha.
    Só que agora minha mãe resolveu ir e também precisa tirar o visto.
    Ainda é possível minha irmã fazer uma aplicação de família (já que é ela quem vai bancar)? Ou isso deveria ter sido feito no primeiro momento?
    Obrigada!

  • Visitante - Adilson Freitas

    Denunciar

    Muito boa as dicas, é a minha primeira vez, estou meio perdido ainda. Tenho 03 perguntas se alguém puder me ajudar:

    1 - Na hora de preencher a data de chegada nos EUA. Preciso mesmo colocar ?? e se eu ainda não tiver comprado a passagem ?? muitas pessoas indicam comprar depois que o visto seja aceito, para não perder o dinheiro da passagem. Como proceder neste caso ??

    2 - sobre a taxa, se for eu e minha esposa tem que ser pago 02 taxas de U$ 160,00 e pedir 02 vistos ?? ou eu como marido posso solicitar meu visto e levar minha esposa ??

    3 - Já estando nos EUA, onde posso pedir para prorrogar para mais 03 meses ?? é um processo tranquilo ?? ou é mal visto pelos americanos ??

    Obrigado

  • Visitante - David

    Denunciar

    Preciso de uma ajuda e não estou conseguindo ninguem que possa me ajudar. Já mandei o email p/ o consulado e nada.

    Eu e minha esposa preenchemos e enviamos cada um de nós o DS-160.

    Por equívoco nosso, minha esposa criou um solicitante para ela e eu criei um solicitante p/ mim. Pagamos as taxas. Mas e agora, como q fazemos p/ agendar a entrevista nossa juntos?

    Já inclui ela no meu grupo de solicitante, mas aí aparece a mensagem q a taxa dela deve ser paga. Existe possibilidade de vincular o pagto que ela já efetuou ao meu grupo de solicitante?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Att.
    David

  • Visitante - Roteiro Util

    Denunciar

    Rafael nao precisa.
    Depois nos conte como foi a sua entrevista.

  • Visitante - rafael

    Denunciar

    Muito obrigado pelas dicas, foram providenciais...rs
    Sobre o cadastro no site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome: fiz meu cadastro, adicionei membros da família e foram grados todos os boletos para pagamento. Ainda assim preciso criar um cadastro no site para cada membro, individualmente?
    obrigado